INAUGURAÇÃO
Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia é lançado na BASV
A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou, nesta sexta-feira (18/07), a cerimônia oficial de formalização de parcerias que marcam o início das operações do Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA). O evento celebrou a integração das primeiras empresas ao projeto, a inauguração do laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do SENAI CIMATEC Aeroespacial e a realização da primeira aula prática.
Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, autoridades dos Governos Federal e Estadual, representantes da Indústria e do Setor Educacional, entre outros convidados. Na ocasião, foram assinados memorandos de entendimento e protocolos de intenções com empresas como Aba On Tech, Digex Aircraft, FCX Aero, Helisul Táxi Aéreo, Viasat Brasil e Innex, além de órgãos como a ANAC e a Agência Espacial Brasileira.
Durante seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou o papel transformador do Parque e o potencial de desenvolvimento do Nordeste brasileiro, “Hoje temos a concreta demonstração de que, quando nobres ideias saem do papel e encontram pessoas dispostas e comprometidas com o progresso, um futuro de oportunidades desvela-se sobre os olhos da Nação”, afirmou.
O Comandante também ressaltou a importância das iniciativas de formação e pesquisa que o Parque fomentará. “Poucos países no mundo dispõem de um Centro de Competências em Drones e outro em Nanossatélites, além de um curso de mecânico de aeronaves com elevado nível de excelência. É gratificante saber que, passados dois anos de estudos, esses jovens estarão aptos para atuar em empresas do setor, formando, assim, um virtuoso ciclo de educação, oportunidade e desenvolvimento”, finalizou.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Força Aérea, porque são duas instituições movidas por um propósito maior: o de apoiar e impulsionar o desenvolvimento do nosso país. É justamente por isso que tudo tem convergido e avançado tão bem e com tanta agilidade. Gostaria, nesse sentido, de agradecer à Força Aérea pela confiança e parceria. Em nome do Brigadeiro Damasceno, estendo meu agradecimento a toda a FAB. Tenho certeza de que será uma jornada muito frutífera — e vamos crescer juntos”, disse o representante do SENAI CIMATEC, o Diretor-Geral Leoni Andrade, que destacou ainda a sinergia institucional que permitiu o avanço célere do projeto.
Ao final da cerimônia, o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo ressaltou o papel estratégico do Parque e do Escritório Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recentemente instalado na Base, “O PITA-BA e o Escritório Avançado do DCTA em Salvador representam um novo eixo de desenvolvimento para os produtos de defesa aérea do Brasil. Estamos criando aqui um ambiente fértil para a inovação, onde a indústria, a academia e a Força Aérea caminharão juntas em prol da soberania tecnológica nacional”, concluiu,
O Parque, que ocupará uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, é fruto da cooperação entre o SENAI CIMATEC, o Comando da Aeronáutica, o Ministério da Defesa, o Governo da Bahia e diversas instituições públicas e privadas. Seu objetivo é promover o avanço tecnológico nos setores de aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Fotos: BASV